Quando substituir a correia dentada do veículo

O que é correia dentada

A correia dentada é um elemento flexível com dentes moldados em sua superfície interna. Ela foi projetado para rodar sobre polias dentadas.

Sua função é sincronizar o funcionamento das partes internas do motor responsáveis pela transferência da força do motor para as rodas do veículo.

O que acontece se a correia dentada falhar

Imagine a seguinte situação: o veículo está funcionando e numa velocidade, por exemplo de 60 Km/h. Nesse cenário, a motor gira, transferindo a força para as rodas que impulsionam o veículo. Repentinamente o elemento responsável por toda a sincronização do motor (correia dentada) rompe.

Nesse momento, internamente ao motor uma catastrofre acontece.  As válvulas do motor param de funcionar, porém os cilindros não e se chocam contra as válvulas causando o empenamento delas.

Agora imagine a mesma situação a 120 Km/h. O impacto dos pistões contra as válvulas é tão grande que em alguns casos pode acontecer também a quebra do pistão.

Quando isso acontece será necessário fazer a retifica do cabeçote, provocando uma despesa inesperada de aproximadamente R$ 2.000,00. Se houver quebra de pistões a despesa dobra.

A troca da correia dentada custa aproximadamente R$ 300,00. Bela diferença, não é?

Como prevenir a falha da correia dentada

A correia dentada, possui uma vida útil de aproximadamente 50 mil quilômetros ou 3 anos (em média).

Vale lembrar que, mesmo com o veículo parado e com o motor ligado a correia dentada está funcionando mesmo não gerando quilometragem.

O correto é verificar o estado da correia dentada em todas as revisões substituindo ao menor indício de desgaste. Mesmo que a correia dentada esteja com bom aspecto, sempre siga as recomendações do manual do veículo quanto a sua substituição seja por tempo ou por quilometragem.

O que dizem os especialistas

Assista o vídeo a seguir com a opinião do especialista César Urnhani, piloto AutoEsporte.

É isso! Evite despesas desnecessárias sempre verificando a correia dentada do veículo.

Deixe um comentário