4 Sinais que o módulo de controle do motor de seu veículo está com problemas

Fonte: Solo Auto

O módulo de controle do motor (ECM) (Engine Control Module) do seu carro monitora todos os sensores do veículo para garantir que os sistemas do carro estejam funcionando como deveriam. Quando as condições mudarem, o ECM fará ajustes automaticamente em tempo real. É por isso que é tão importante reconhecer os sintomas de falha do ECM.

O módulo de controle do motor controla vários sistemas, mas os mais importantes para nossos propósitos são a relação ar/combustível e o sincronismo do motor. Ele também controla a transmissão em veículos com transmissão automática e o tempo de válvula em veículos com comando de válvula variável.

Quando surge um problema, o módulo de controle do motor registra um código de erro que informa a origem do problema. Isso pode ser vantajoso, pois você pode determinar a causa exata da falha. Também pode ser inconveniente, pois você precisará de um mecânico com um computador para ler o código de erro.

Luz de Injeção Acesa ou Piscando

O que pode causar a falha do ECM?

Como os ECMs são sistemas elétricos, eles estão sujeitos a curtos-circuitos, picos de energia e outras falhas que interferem em sistemas eletrônicos.

A fonte mais comum de falha do ECM está em um dos chicotes elétricos. Se os fios da transmissão ou dos injetores de combustível ficarem corroídos, eles podem perder a condutividade, levando a uma falha. Felizmente, esses problemas geralmente podem ser resolvidos substituindo o chicote danificado.

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Uma bateria com defeito também pode causar falha do ECM. Embora a maioria dos sistemas do seu carro funcione com menos de 12 volts, uma bateria “cansada” pode afetar o ECM antes de afetar o motor de partida ou os faróis. Nesta situação, a substituição da bateria geralmente resolve o problema.

4 Sintomas de falha no módulo de controle do motor (ECM)

  • A Luz indicadora de falha no sistema de injeção acende.

Há muitos motivos pelos quais a luz do sistema de injeção pode acender. Isso varia de problemas de emissões a sensores de O2 com defeito e problemas com o ECM. Se o seu carro parece funcionar bem, mas a luz do sistema de injeção não desliga, seu ECM pode estar com defeito.

A única maneira de ter certeza é visitar um mecânico com o computador adequado. Eles podem analisar os códigos de erro do seu veículo e informar exatamente qual é o problema.

  • Seu carro não dá partida

Se o módulo de controle do motor não puder fazer ajustes no tempo de ignição das velas ou na relação ar/combustível, o veículo pode não dar partida. Claro, existem outras razões pelas quais um carro pode não dar partida, incluindo um motor de partida ruim ou um alternador queimado. Se você substituiu essas peças e seu carro não liga, seu ECM é a causa mais provável.

Mais uma vez, você precisará levar seu carro a um mecânico para ter certeza.

  • Desempenho ruim ou alteração no consumo de combustível

Existem diversos motivos para um desempenho ruim e alteração no consumo de combustível de um veículo a combustão.

Como o módulo de controle do motor controla a relação ar/combustível e a transmissão, uma unidade defeituosa pode fazer com que o consumo de combustível aumente. Também pode deixar o carro lento ou causar problemas ao subir ladeiras ou acelerar repentinamente.

Se o seu veículo costumava funcionar bem, mas de repente está tendo problemas nessas áreas, você provavelmente tem um ECM com defeito. Verifique com seu mecânico para ter certeza, mas substituir seu ECM geralmente resolverá esses problemas.

  • Alterações na mudança de marchas em veículos automáticos

Se houver alterações no comportamento do câmbio automático e a luz do painel estiver acesa, pode ser a indicação de um problema na transmissão. O câmbio automático é conectado a uma série de sistemas e sensores e quanto mais sofisticado, mais informações leva em consideração.

  • Outros problemas potenciais

O ECM do veículo, também possui sensores no radiador, filtro de ar, tubo de vácuo, corpo do acelerador, árvore de cames e virabrequim. Há também um sensor de detonação no próprio motor.

Embora esses sensores provavelmente não causem problemas catastróficos, falhas nessas áreas podem fazer com que seu ECM faça ajustes desnecessários que afetam o desempenho do seu carro.

Nesses casos, porém, o problema geralmente está nos sensores e não no ECM. Substituir os sensores defeituosos deve resolver seu problema.

  • Nossa recomendação

Em caso de dúvida é importante levar o veículo para uma oficina especializada em reparar o sistema elétrico do seu carro com produtos de qualidade e agilidade.

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