
A hora de trocar os pneus - TWI
Não há substituto para as especificações contidas no manual do veículo. Entenda como analisar os pneus de seu automóvel e saber se está na hora de substitui-los.
Você já teve a sensação de estar perdido ante tantas opções de escolha? Já tentou comprar um produto e não conseguiu porque não sabia qual era o melhor?
E sobre nossas decisões diárias? Qual roupa vestir, qual o fundo de investimento mais rentável?
Com a manutenção de seu veículo não acontece diferente. Assim, reunimos aqui algumas informações que facilitaram sua decisão na hora de trocar os pneus de seu veículo.

O manual de seu veículo é seu melhor amigo.
No manual estão todas as especificações do veículo, tipos de óleo que se deve usar, pressão de pneus, períodos de manutenção. Leia o manual do veículo com atenção, pois assim seu carro irá durar mais.
Por lei, a altura mínima dos sulcos é de 1,6 mm. Abaixo disso o pneu deve ser trocado imediatamente, sob pena de multa e apreensão do veículo. O TWI é o identificador de desgaste e indica a hora de trocar o pneu.

TWI: O que é e como utilizar
TWI é a sigla paraTreadWear Indicatorou Indicador de Desgaste.
Trata-se de um ressalto que fica posicionado no sulco da banda de rodagem. O TWI, por especificação, tem uma espessura de 1,6 mm e quando o desgaste da banda de rodagem atinge essa espessura, o pneu não oferece mais segurança para rodar e precisa ser trocado.
Vale lembrar que pneus carecas podem configurar infração grave com 5 pontos no prontuário.
Saiba as diferenças entre os principais tipos de pneus.
Consumidores altamente informados, estão fazendo com que os fabricantes produzam pneus de alto desempenho como solução para suas demandas individuais em termos de aplicação e condução dos veículos.
Você também pode se interessar: Higienização do Ar-Condicionado do Seu Veículo: Garantindo Conforto e Saúde
Os pneus para performance são específicos para equipes de corrida e entusiastas da direção. Esse consumidor exige extremo desempenho, excelente tração e responsividade na direção. Os compostos de borracha usados nesses pneus requerem agentes de reforço que possam fornecer alta rigidez e alta histerese para garantir que os pneus estejam em conformidade com a superfície da estrada e transmitam forças rapidamente entre o veículo e a estrada.
A economia de combustível pode ser fundamental para aqueles que utilizam o veículo de forma comercial (táxi, caminhões, frota de empresas…) e devem oferecer baixa resistência ao rolamento. Também temos um menor nível de emissão de poluentes, já que o consumo de combustível é menor. Uma redução significativa na resistência ao rolamento do pneu é possível reduzindo a perda de energia associada à deformação de um pneu.
Boas práticas: balanceamento, pressão e rodízio dos pneus
Para evitar o consumo excessivo de combustível, assegurar a qualidade de tração e garantir a segurança na hora da frenagem, os pneus precisam de cuidados frequentes. Portanto, é importante seguir algumas recomendações:.
- Calibrar os pneus semanalmente de acordo com a indicação de pressão do manual do proprietário.
- Fazer rodizio dos pneus regularmente.
- Evitar sobrecarga do veículo.
- Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas no manual do proprietário.
- Evitar direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção.
- Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo, principalmente amortecedores, molas, freios, rolamentos etc.
Principais problemas nos pneus, caso as recomendações não sejam seguidas
- Comprometimento da segurança do veículo.
- Perda de aderência e estabilidade nas curvas.
- Aumento do consumo de combustível.
- Desgaste acelerado dos pneus.
- Direção pesada e dificuldade de manobra.
- Falta de amortecimento no veículo e desgaste dos componentes da direção.
- Estouro dos pneus e risco de acidente.
Escolher pneus originais na Roqueville Chevrolet é investir em segurança, durabilidade e no desempenho ideal para o seu veículo.